A AJL&Associados é uma marca de comunicação especializada em prevenção e gestão de crise. É uma spin off da Midlandcom - Consultores em Comunicação, Lda, uma empresa de consultadoria em comunicação e assessoria mediática com uma experiência de 15 anos no mercado.
Assenta na expertise dos seus quadros, que têm desenvolvido trabalho na área de prevenção e gestão de crise, quer para os Clientes de consultadoria da Midlandcom, quer para Clientes específicos de gestão de crise.
Uma crise é um acontecimento, ou um factor, que afecta gravemente uma organização ou uma pessoa e que, no limite, pode mesmo destruir essa entidade.
Como costumo explicar aos meus alunos na Porto Business School, uma crise é como um incêndio.
Como sabemos, um incêndio pode e deve prevenir-se. Não que se possa evitar garantidamente, mas pode-se diminuir a possibilidade de ocorrer. E pode-se também, através da prevenção, limitar os danos quando o incêndio acontece apesar… da prevenção.
Quando não é possível evitar-se o incêndio, e havendo preparação, temos condições para agir rapidamente e da forma mais adequada, para apagar o fogo o mais depressa possível, e dessa forma limitar os danos.
Finalmente, depois de apagado o incêndio, deve fazer-se o rescaldo para evitar reacendimentos e deve-se avaliar as causas para melhorar a prevenção.
Uma crise, qualquer uma, desenvolve-se exatamente da mesma forma.
Não podemos garantir, mesmo com prevenção, que ela não ocorra, pois há muitas variáveis externas que não controlamos, mas podemos diminuir as probabilidades de ela acontecer, podemos detetá-la precocemente e com isso atacá-la o mais cedo possível.
E, sabendo o que fazer, como fazer e quando fazer, podemos limitar os danos e até, em alguns casos, transformar um problema numa oportunidade.
Não se iluda. Se houver possibilidade de uma crise acontecer, ela vai acontecer. Deve, portanto, prevenir.
E, tal como num incêndio chama os bombeiros e tal como vai ao médico quando está doente, quando se deparar com uma crise… recorra a um especialista.
Nós estamos cá para apoiar as pessoas e as organizações a prevenir e enfrentar uma crise.
Tenha em conta que, em grande parte dos casos, os danos de uma crise são fortemente ampliados por uma incorrecta gestão dessa crise.
António José Laranjeira
António José Laranjeira, 59 anos, gestor de crises, docente na Porto Business School.
Foi mestrando em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE), com dissertação sobre Gestão de Crise em fase final de elaboração; pós-graduado em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática; frequentou a pós-graduação em Comunicação e Marketing Eleitoral (ISCSP).
Licenciado em Psicologia Social e das Organizações; docente do ensino superior, na Porto Business School, onde desde há 10 anos leciona Gestão de Crise na pós-graduação em Comunicação Empresarial.
Psicólogo organizacional; coach com certificação da International Coaching Federation; consultor de comunicação; ex-jornalista, com 25 anos de carreira, especializado em jornalismo económico e jornalismo político, tendo exercido funções de direcção e de chefia em órgãos de referência como o Diário Económico, Semanário Económico e Semanário, entre outros; foi ainda jornalista parlamentar.
Fundador e Partner da empresa de consultadoria Midlandcom, desde 2004, com vasta experiência em gestão de crise, consultadoria de comunicação, assessoria mediática e publishing, entre outras.
Foi fundador, sócio e director-geral da consultora angolana Capital Consultores de Comunicação, entre 2013 e 2015, tendo desenvolvido em Angola trabalho de consultadoria de comunicação, gestão de crise, assessoria mediática, organização de eventos, coaching e publishing, para, entre outros Clientes, os ministérios da Indústria, das Pescas, da Construção e Obras Públicas, da Juventude e Desportos e das Finanças, município de Viana, Federação Angolana de Futebol; ainda em Angola, organizou de raiz as duas primeiras edições da ExpoIndústria, uma iniciativa do Ministério da Indústria.
João Alves da Costa é licenciado em Relações Humanas e Comunicação Organizacional, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e mestre em Marketing, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Conta com uma vasta experiência em comunicação estratégica empresarial, gestão de crise, marketing político e mediatização de eventos.
É consultor de comunicação na Midlandcom desde 2011, tendo assessorado empresas e instituições das mais diversas áreas, desde a educação ao turismo, passando pela cultura, finanças, indústria e política, até à restauração, lifestyle, saúde e desporto.
O seu dia a dia passa pela assessoria de imprensa, planeamento e monitorização de comunicação, gestão de crise e produção de conteúdos editoriais.
Ana Carvalho é licenciada em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em “Comunicação e Marketing” pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Trabalhou na agência de comunicação GCI, em Lisboa, como consultora de comunicação, na área da Saúde, com clientes da indústria farmacêutica, sociedades médicas e entidades institucionais. Trabalhou com a mesma função na agência de comunicação Ideias Concertadas, em Coimbra, em projetos de clientes da área empresarial e da Saúde.
É consultora de comunicação na Midlandcom desde 2013, com experiência em assessoria de imprensa e relações públicas, comunicação estratégica, comunicação interna e eventos. Tem trabalhado clientes nas áreas da Saúde, do Ensino Superior, da Indústria, da Publicidade, do Comércio e de associações empresariais.
Tem integrado equipas de gestão de crise em especial na área da Saúde.
Cristiana Alves é mestre em Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e licenciada em Comunicação e Media, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Foi jornalista no Diário de Leiria e colaboradora no Jornal da Marinha Grande, tendo trabalhado temas como sociedade, economia, política, cultura, desporto, entre outros. Conquistou o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa 2020, em virtude de uma reportagem publicada no Diário de Leiria.
É consultora de comunicação na Midlandcom desde 2020, tendo experiência em assessoria mediática e relações públicas, comunicação estratégica, comunicação interna e marketing eleitoral. Tem trabalhado clientes em áreas como o ensino superior, engenharia civil, publicidade, ensino artístico, transportes e distribuição, comércio, saúde visual e o setor financeiro.
Tem aproveitado a experiência como jornalista e produtora de conteúdos nas equipas de gestão de crise, que tem integrado em diversos projetos.
Patrícia Rocha é licenciada em Marketing, pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Ao longo dos anos tem complementado a sua formação académica com diversos cursos e formações no âmbito do Marketing Digital e Redes Sociais, áreas que se têm tornado a sua especialidade e que explora desde 2014.
É consultora de comunicação na Midlandcom desde 2017, tendo experiência em assessoria de comunicação digital, nomeadamente marketing digital, gestão de redes sociais, comunicação estratégica, comunicação interna, relações públicas e marketing político. Tem trabalhado clientes em áreas como a saúde, engenharia civil, ensino superior, gestão de resíduos, transportes turísticos, serviços de autoria e consultoria financeira, comércio e indústria, restauração, e política.
Tem integrado equipas de gestão de crise em especial na gestão das redes sociais e presença digital das organizações.
A AJL&A não divulga os clientes com quem trabalha, no entanto, tem desenvolvido trabalho de prevenção e gestão de crises nos seguintes sectores:
Rua de Campolide, 351E, Edifício IV, 18.º D
1070 - 034 Lisboa
(+351) 939 234 505
geral@ajla.pt