LINGUAGEM CORPORAL




Existem várias formas de conseguirmos comunicar, comunicação verbal, aquilo que o nosso corpo transmite que é a comunicação não verbal, comunicação corporal e a comunicação através da nossa imagem. Vamos imaginar que eu vou a uma reunião importante ou que estou perante uma entrevista para um emprego. É extremamente importante perceber de que forma é que vou transmitir confiança em relação à pessoa com quem estou a falar.

Um dos exercícios básicos que podemos adotar que nos permite não só minimizar o nervosismo e transmitir uma informação confiante é, por exemplo, uns minutos antes ir
à casa de banho e treinar a postura do Super-Homem. É tão simples como andarmos com a mão na cintura e termos aquela postura firme uns minutos antes de entrar na entrevista. Chegamos e apresentamos, estamos confiantes na mensagem que estamos a transmitir, mas entretanto temos uma postura descaída, isso não é congruente com aquilo que estamos a dizer. Portanto, para transmitir confiança é fundamental que a nossa postura  esteja alinhada com aquilo que estamos a dizer.

Não podemos descurar igualmente do contacto visual. Se estou numa reunião com uma ou mais pessoas, não focar apenas numa pessoa com quem estou a falar. É importante manter o contacto visual com as outras pessoas também.

Vamos imaginar o seguinte cenário, estamos a falar com alguém e, de repente, a pessoa está com alguma posição de por a mão no queixo ou de lado. Isto monstra claramente que, ou a pessoa não está interessada já a ouvir ou estamos a ser demasiado maçudos naquilo que estamos a dizer ou, quando é da nossa parte, nós próprios não estamos confiantes da mensagem que estamos a transmitir. Portanto a considerar a postura sempre direita, ter o contacto visual é muito importante e ter em conta igualmente as expressões faciais que possam existir.

Uma das questões que colocam normalmente é de que forma é que eu posso passar uma mensagem não verbal de uma forma inconsciente. É uma boa questão porque, na verdade, aquilo que temos de fazer é exatamente ao contrário. Sabermos de uma forma consciente a mensagem que o nosso corpo passa. Portanto, nós comunicamos por essas três vias, comunicamos através daquilo que verbalizamos, comunicamos através daquilo que o nosso corpo diz e comunicamos igualmente através da nossa imagem.

Leave a comment

2019 © ...AND WHAT ELSE PROUDLY POWERED BY MODAL CREATIVITY